segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Se formos firmes e fiéis até o fim, receberemos a Coroa da Vida Eterna ou a Coroa da Vida?


Por Douglas Pereira da Silva

O título da postagem, alude a uma frase muito conhecida e recitada no Brasil, pela denominação cristã o qual este humilde blogueiro pertence, no momento da "liberdade para os testemunhos" no dia de culto.

No entanto, será que tal adágio está de acordo com os ensinos da Bíblia Sagrada? 

Todavia, é mister reconhecer que há - infelizmente - o desconhecimento Bíblico por parte de nossa irmandade, principalmente daqueles que, equivocadamente, acreditam que podem conquistar a salvação eterna por meio das boas obras!

Observamos porém, que Coroa da Vida Eterna não EXISTE - em ponto algum das Escrituras Sagradas, menciona Coroa da Vida Eterna.

O que existe é a Coroa da Vida.

Vejamos a definição de Coroa nos Dicionários Bíblicos:

Dicionário VINE (W.E.Vine) – COROA, substantivo. Do grego stephanos, primariamente, aquilo que cerca, como um muro ou multidão, denota (a) “a coroa de vencedor”, o símbolo de triunfo nos jogos ou em competições semelhantes; consequentemente, por metonímia, recompensa ou prêmio; (b) “prova de honra pública” por distintos serviços prestados, coragem militar, etc., ou de alegria nupcial ou júbilo festivo, sobretudo na parousia de reis. Era entretecida como guirlanda de carvalho, hera, salsa, murta ou oliveira, ou em imitação destes em ouro. Em algumas passagens, a referência aos jogos está clara (1 Co 9.25; 2 Tm 4.8), “coroa da justiça”); o mesmo pode se dar assim em 1 Pe 5.4, onde a inarcessibilidade da “coroa de glória” é posta em contraste com as guirlandas da terra. Em outras passagens, figura como emblema de vida, alegria, recompensa e glória (Fp 4.1; 1 Ts 2.19; Tg 1.12; Ap 2.10; 3.11; 4.4,10), de triunfo (Ap 6.2; 9.7; 12.1; 14.4). É usado para referir-se à “coroa de espinhos” que os saldados trançaram e puseram na cabeça de Jesus Cristo (Mt 27.29; Mc 15.17; Jo 19.2.5)”.

Dicionário Teológico (Claudionor C. de Andrade) – COROA: Ornato de forma circular que se coloca sobre a cabeça como símbolo de poder, dignidade e distinção. No Novo Testamento, a coroa é o emblema dos galardões que os santos receberão quando da vinda de Jesus Cristo (Ap 4.10).Galardão é resultado das nossas obras aqui na terra.

Portanto, diferente do que muitos pensam, Coroa da Vida é um galardão e não Salvação da Alma!

A salvação eterna não é alcançada pelas boas obras do cristão! O cristão, prática boas obras para demonstrar a sua salvação e não para salvar-se! Salvação é pela graça – NUNCA é merecida (Romanos 11.6; Efésios 2.8-9), Salvação é por Cristo – NUNCA pelo homem (João 3.35-36; 14.6; Romanos 5.6-8). O cristão não passará pelo juízo de condenação (Juízo do grande trono branco; Apocalipse 20.11-15, Romanos 2.5), pois o mesmo já está salvo! A vida eterna nós alcançamos pela fé, aqui nesta vida terrena! (I João 5.11-13). O nosso julgamento será no tribunal de Cristo, para recebermos o galardão! (Romanos 14.10-12; II Coríntios 5.10). Com toda certeza, haverá sim, cristãos que serão salvos, mas que não receberão o galardão por causa das más obras (I Coríntios 3.14-15). O Tribunal de Cristo não determina salvação; esta foi determinada pelo sacrifício de Cristo em nosso lugar (I João 2.2), e nossa fé Nele (João 3.16). Todos os nossos pecados são perdoados e nunca seremos condenados por eles (Romanos 8.1). Não confundamos galardão com salvação! COROA DA VIDA que o Senhor fala no livro de Apocalipse 2.8-11, é GALARDÃO e não SALVAÇÃO! Aliás, existem outros tipos de coroas além desta: A coroa Incorruptível (I Coríntios 9.25-27), A coroa de Alegria (I Tessalonicenses 2.19-20), A coroa da Justiça (II Timóteo 4.8), a coroa de Glória (I Pedro 5.1-4) e a mencionada coroa da Vida (Tiago 1.12 e Apocalipse 2.10).

As coroas são galardões do qual os salvos serão premiados, de acordo com as suas obras aqui na terra (Apocalipse 22.12), e são para serem lançadas aos pés de quem está no trono, em sinal de reverencia e adoração (Apocalipse 4.9-11) - ledo engano, de quem pensa que os salvos ficarão desfilando no céu com suas coroas! [Risos].

As passagens a seguir, parecem revelar as áreas em que os galardões serão concedidos:

a) uma coroa incorruptível para os que obtiveram vitória sobre o velho homem (I Coríntios 9.25);
b) uma coroa de alegria para os ganhadores de almas (I Tessalonicenses 2.19);
c) uma coroa de vida para os que suportaram a provação (Tiago 1.12);
d) uma coroa de justiça para os que amam a Sua vinda (II Timóteo 4.8) e;
e) uma coroa de glória para os que se dispuseram a apascentar o rebanho de Deus (I Pedro 5.4).
Concluindo:
Salvação é resultado e mérito da obra de Cristo, ao passo que, Galardão, será o resultado das nossas obras terrenas.


18 comentários:

  1. Gostei muito do texto.

    Ótima definição sobre galardão. Até hoje eu tinha minhas confusões a respeito. Muito esclarecedor. Deus abençoe mesmo.

    Agora peço um favor. Alguém copie este texto e mande ao "Eleoterio", porque o mesmo precisa urgentemente compreender isto...

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...

      Que alegria receber um comentário seu meu mano Henrique - quanta honra!
      Fico até encabulado, pois como já lhe disse, me considero Timóteo e você o apostolo Paulo.

      Ai Ai... Só Deus pra dar jeito no "Eleoterio", o homem fala cada coisa meu... [rsrsrsrsrs]

      Obrigado por sua ilustre participação e visita neste humilde blog. Fique à vontade para registrar sugestões, criticas ou reclamações.

      Um grande abraço meu mano amado, com a paz de Deus!

      Excluir
    2. Douglas,

      Que a humildade nunca te deixe, meu querido.

      É lindo ver tanta sabedoria revestida com humildade genuína.
      Sendo assim, a Palavra da Verdade nunca se apartará de ti, e o Espírito Santo continuará a usar de ti para edificação de todos nós no Evangelho!

      Um grande abraço, meu amado.

      A paz de Deus!

      Excluir
  2. Então, não precisamos praticar boas obras? Qual é a importância das boas obras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo,

      Boas obras, é o resultado da fé viva dentro do coração do crente, porque o mesmo têm uma nova natureza em Cristo; ele esta enxertado em Cristo e por isso, é que dá bons frutos (João 15).

      Portanto, as boas obras são a clara demonstração que fomos salvos por Jesus, nós não herdamos a vida eterna por causa das boas obras (Efésios 2.8-9), herdamos a vida eterna por causa de Jesus.

      Espero ter lhe ajudado!
      Um grande abraço, com a paz de Deus

      Excluir
  3. Douglas, me desculpe se pareço insistente ou chato, minha intenção é entender e não discordar da sua opinião. Sim, nós herdamos a vida eterna por causa de Jesus, mas se não praticarmos boas obras e sermos fiéis até o fim, acho que a pessoa perderá a salvação. Não é assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Anônimo, de forma alguma!

      Nós praticamos boas obras, porque temos uma nova natureza, porque fomos salvos, e porque estamos em Jesus! É preciso compreender que só praticamos boas obras por causa de Jesus, não é por causa de nossas virtudes, ou porque somos bons o suficiente para agradarmos a Deus. No evangelho de João, capitulo 15, confirma exatamente o que estou dizendo - leia-o com reverencia e oração!

      A prova definitiva que salvação não se perde, ainda que pequemos - seja lá qual for o pecado - esta em João 10.27-30. Observe e medite nas palavras que o Senhor disse:

      "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um".

      Viu só? Jesus disse que ninguém pode arrebatar as suas ovelhas das suas santas mãos! Acha que Jesus mentiu quando disse isso?

      Houve um crente na Igreja de Corinto, que se relacionou sexualmente com a mulher do seu próprio pai, isto é, a madrasta. Veja o que o apostolo Paulo prescreveu diante de um pecado tão escandaloso:

      "Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus". (1 Coríntios 5.1-5)

      Veja a enfase do apostolo, quando ele diz: "entregue a satanás para a destruição da carne, a fim de que o ESPIRITO seja SALVO no Dia do Senhor Jesus"

      Porém, embora este crente tenha sofrido excomunhão, mais tarde o apostolo Paulo recomenda que toda a Igreja receba-o em amor, devolvendo-lhe a liberdade por causa do arrependimento (II Corintios 2.5-11); para que satanás não obtivesse vantagem sobre a Igreja.

      Portanto prezado irmão Anônimo, afirmo esposado pelas Escrituras Sagradas, que a salvação do crente não se perde; pois os nossos pecados - os do passado, do presente e do futuro, isto é, aqueles que fatalmente vamos cometer - já foram todos julgados na cruz do calvário!

      Nossa obras não determinam salvação; elas determinam os nossos galardões! Ainda que não tivermos boas obras para apresentar ao Senhor no dia do tribunal de Cristo, ainda assim, seremos salvos por sua grande misericórdia, todavia, como que através do fogo (I Corintios 3.15).

      Faça a sua escolha, querido irmão Anônimo! Acreditar na Bíblia Sagrada, ou nas pregações de alguns anciães e cooperadores que não têm o menor discernimento da palavra de Deus?

      Eu já fiz a minha! Fico com a palavra de Deus - a Bíblia Sagrada - ainda que custe a minha própria vida!

      Um grande abraço, com a paz de Deus!

      Excluir
  4. Sr. Douglas, a bíblia diz que é estreita a porta que leva ao céu. Se a salvação nunca é merecida porque a bíblia também diz que ela é possuída à força (penso eu, que ser possuída à força é praticar boas obras e não cometer os pecados graves)... Então apenas se arrepender, confessar, pedir perdão e se afastar do pecado não seria fácil e possível para todas as pessoas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Anonimo,

      Mais uma vez, o irmão está citando versículo de Lucas 13.23-24, de forma isolado, fora do contexto de toda a passagem!

      Muito cuidado querido, pois desta forma pode-se acarretar em diversas heresias e ensinos contraditórios, que nada têm haver com o evangelho de Cristo!

      Você já ouviu aquele ditado que diz "texto fora de contexto é pretexto para mentira"(?) Pois é, por isso digo: "versículo isolado fora de contexto é pretexto para heresia"

      Vou postar um artigo, aqui mesmo no blog, com a explicação desta passagem, ok?

      Contudo, enfatizo mais uma vez, que salvação é somente pela graça (Efésios 2.8-9).

      Nenhum homem na face da terra, possui capacidades ou virtudes que o façam merecer a salvação! (Jó 25).

      Um grande abraço, com a paz de Deus!

      Excluir
  5. Excelente texto. Muito construtivo. Embora, essas escamas ja haviam caido dos meus olhos. Assim como muitas ainda irão cair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido Cristão35,

      Muito obrigado pelo comentário e motivação, é um prazer tê-lo aqui comentando!

      Toda glória seja dada a Deus!
      Fique sempre à vontade para participar meu querido irmão,

      Um grande abraço, com a paz de Deus!

      Excluir
  6. Então quando o "servo de Deus" fica se guardando pra não fornicar ou adulterar que seja, orando de madrugada, buscando o Senhor com lágrimas e aquela coisa toda é uma baita perda de tempo? Poxa. Que fácil ficou servir a Deus. Sentiu vontade de adulterar, manda bala, de fornicar, não resista, vá la, Jesus derramou sangue para nos divertirmos no mundão. KKKKK. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Se este é o seu pensamento com relação à Graça oferecida por Deus através de Cristo, então afirmo sem medo de errar:

      Você nunca foi crente, isto é, nunca nasceu de novo e, portanto, não possuí uma nova natureza em Cristo!

      O coração regenerado por Deus tem novas disposições!

      Não seja insensato Anônimo. A Graça não gera libertinagem; ela gera liberdade em Cristo.

      E mais, você pode passar uma vida inteirinha de orações e suplicas, todavia, tal atitude não lhe torna digno de herdar a vida eterna!

      Que Deus te abençoe

      Excluir
  7. Todos sabemos que não entraremos no céu por merecimento, mas por misericórdia de Deus. Mas a fé sem obras, não é morta?? (Tiago 2;17)?? Aliás, acredito que você deveria ler mais a epístola de Tiago. Lá diz: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era."Tiago 1:23,24. Lá você também aprenderá sobre a música mundana, meu caro, porque se está alguém contente, cante LOUVORES.
    Aprenda uma coisa: se formos cumpridores da Palavra de Deus, alcançaremos a vida nos céus mas ainda assim por amor e misericórdia de Deus. Porém, se formos amantes das paixões mundanas, e não cumpridores da Palavra (isso quer dizer não ter obras, como escreveu Tiago), nunca vamos ser "...HAVIDOS POR DIGNOS DE ALCANÇAR O MUNDO VINDOURO..."Luc 20;35.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo 2
    Meu caro xará de anonimato, vc entende as coisas e faz de conta que não entende.
    Agora voltando ao texto.
    Se formos firmes e fiéis até o fim, receberemos a Coroa da Vida Eterna.
    Esses dizeres na verdade estão errados, porque nunca seremos totalmente FIÉIS, em algum momento da caminhada vamos vacilar, isso é natural do HOMEM.
    Mas é meio complicado mesmo, vejamos:
    Porque a salvação é dom (fé) de Deus, não é pelas obras, para que ninguém se glorie dizendo: eu consegui a salvação pelo próprio esforço.
    Mas também diz que a fé sem obras é morta....voltamos no começo.




    ResponderExcluir
  9. A Graça e a Paz de Cristo meu irmão , gostei muito do comentário , que o Senhor Jesus continue dando a VC , mas e mas entendimento e revelação da palavra através do Espírito Santo que habita em VC , fique com a Graça e Paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  10. A Graça e a Paz de Cristo meu irmão , gostei muito do comentário , que o Senhor Jesus continue dando a VC , mas e mas entendimento e revelação da palavra através do Espírito Santo que habita em VC , fique com a Graça e Paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  11. "Todo o que o Pai me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37

    Virá e Vem, e não veio. Vem, no presente do indicativo, no imperativo afirmativo.

    A Salvação é pela fé.
    "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" Efésios 2:8,9

    No entanto, a fé sem as obras é morta. Uma fé morta, não existe, não pode salvar.
    "Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?"
    Tiago 2:14
    "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."
    Tiago 2:17
    "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé."
    Tiago 2:24

    O pecado gera a morte, portanto, como não somos como Cristo, precisamos da fé para o arrependimento e assim continuarmos crendo no perdão e salvação.
    "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."
    Romanos 6:23

    E quem nos convence do pecado, da necessidade do arrependimento (e não do remorso), da real possibilidade do perdão e da salvação, é o Espírito Santo.
    "E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." João 16:8

    Portanto,
    "Não extingais o Espírito."
    1 Tessalonicenses 5:19
    "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério."
    Hebreus 6:4-6

    Quem crê na obra salvífica de Jesus Cristo, ainda que fraquinho, ainda que erre, se arrepende; arrependido, confessa seus pecados, é perdoado e pela fé, crê no perdão. Até que ponto esses altos e baixos podem acontecer, só Deus é Quem pode julgar. Ninguém pode julgar se alguém já é salvo, ou que não salvo, ou que não será salvo. Ou pode?

    Outra,

    "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." 1 Coríntios 9:27

    Se o Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, segundo a mais perfeita vontade de Deus, deixou este versículo escrito nas Escrituras Sagradas, não é mister que não venhamos de alguma maneira a ficar reprovados?

    "E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível."
    1 Coríntios 9:25

    Que coroa é essa?

    "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação." 2 Pedro 1:20

    Portanto amados, para finalizar, não nos deixemos enganar pelas muitas interpretações ditas teológicas, de quem tem até Doutorado em Teologia, e sai teologando com base nos estudos sobre os estudos acerca da Palavra de Deus. Muito menos em mim, que, pela graça e misericórdia de Deus, agora vos escreve.

    Oremos, examinemos as Santas Escrituras, esforcemo-nos na fé, santifiquemo-nos e deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo.

    "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto Vos tenho dito."
    João 14:26

    "E a Unção que vós recebestes dEle, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua Unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como Ela vos ensinou, assim nEle permanecereis."
    1 João 2:27

    "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos."
    Salmos 32:8

    Promessas de Deus!

    ResponderExcluir