IGREJA como sinônimo de denominação evangélica NÃO
EXISTE!
IGREJA significa um corpo de pessoas numa relação
pessoal com Cristo. Os cristãos primitivos não concebiam a IGREJA como um lugar
de culto como se faz hoje. Para tanto, os cristãos se reuniam em casas (Atos
12.12; Romanos 16.5, 23; Colossenses 4.15; Filemom 1-4), no templo (Atos 5.12),
nos auditórios públicos de escolas (Atos 19.9) e nas sinagogas até quando foram
permitidos (Atos 14.1, 3; 17.1; 18.4). O lugar não era tão importante como o
propósito de encontro para comunhão uns com os outros e para culto a Deus.
A palavra IGREJA é um substantivo proveniente do grego – lembrando
que todo o Novo Testamento foi escrito em grego – da palavra Εκκλησία ("Eclesia" se transliterarmos para a Lingua Portuguesa), e
significa literalmente, “os chamados para fora”. No uso clássico e na
Septuaginta (a tradução grega do Novo Testamento), Εκκλησία significa
“reunião”, “assembleia oficial”, “congregação de pessoas”, “grupo de soldados”.
Em Atos 7.38, a palavra denota a “congregação” dos
israelitas com Moisés no deserto (cf. Números 14.3-4).
Em Atos 19.32 e 40-41, Εκκλησία fala da assembleia
tumultuada contra o apostolo Paulo em Éfeso.
Em Atos 19.39 refere-se à assembleia oficial e
jurídica que devia governar a cidade.
Existem quatro usos de Εκκλησία relacionado à
igreja cristã no Novo Testamento:
a) REUNIÃO
– (I Coríntios 11.18; 14.4,19,28,34) – Aqui não se refere a um lugar ou prédio,
mas a um agrupamento de pessoas com o propósito de cultuar e ter comunhão;
b) LOCAL – (Atos 8.1; 11.22,26; Romanos 16.1 e plural em:
I Coríntios 11.16,22; I Tessalonicenses 2.14 etc.) – O uso mais numeroso de
Εκκλησία é para uma congregação ou comunidade local de cristãos. A maioria
das epístolas do Novo Testamento são enviadas para igrejas
locais (I Coríntios 1.2; II Coríntios 1.1; I Tessalonicenses 1.1), como também
as cartas às sete igrejas do Apocalipse 2-3;
c) CRISTÃOS
DE UMA REGIÃO – Ocasionalmente, Εκκλησία envolve a totalidade de cristãos numa
área geográfica, por exemplo, “a igreja da Ásia” (I Coríntios 16.19) ou “a
igreja… [que] tinha paz por toda a Judéia, Galileia e Samaria” (Atos 9.31);
d) O
CORPO DE CRISTO (IGREJA LOCAL E IGREJA UNIVERSAL) – (Efésios 1.22-23; 4.15-16; Colossenses
1.18,24; cf. I Coríntios 12.12-27) – Neste sentido, a igreja UNIVERSAL é a
única verdadeira igreja, incorporando todos os verdadeiros cristãos de todos os
tempos e locais. Nesse nível, a Igreja é uma entidade espiritual e não possui
forma.
Esses
quatro significados de Εκκλησία no Novo Testamento já indicam que as concepções de Igreja
mais comuns hoje – denominação, prédio e construção de templos suntuosos – são alheias aos conceitos
neotestamentários. Infelizmente temos a tendência de desvirtuar o que os
autores bíblicos estavam querendo comunicar.
Enfim,
a idéia de Igreja como uma denominação não existe no Novo Testamento. Desta forma, quando o
culto acaba, a Εκκλησία é desfeita!
Deus
não habita em templos feitos por mãos humanas (Atos 17.24).
Portanto,
a verdadeira Εκκλησία somos nós, isto é, todo aquele que é morada do Espírito
Santo (I Coríntios 6.19; Apocalipse 3.20).
BIBLIOGRAFIA
OIKOS, Instituto. Eclesiologia - Repensando a Igreja à luz do Novo Testamento. São Paulo: Editora Oikos, 2013
BIBLIOGRAFIA
OIKOS, Instituto. Eclesiologia - Repensando a Igreja à luz do Novo Testamento. São Paulo: Editora Oikos, 2013
Perfeito!
ResponderExcluirOi Ricardo,
ExcluirEstou muito feliz pela visita e incentivo. É uma honra receber o seu comentário neste simples espaço!
Fique à vontade, para registrar sugestões, criticas ou reclamações!
Um grande abraço meu irmão, com a santa paz de Deus!
Parabéns irmâo Douglas, mas uma vez , tendo a consciência de um bom cristâo , sobrê a luz da palavra , ensinando a todos , a verdade do Evangelho. Deus te abençôe.
ResponderExcluirAmém querido,
ExcluirMuito obrigado pela visita e comentário!
Continue conosco,
Deus te abençoe