domingo, 23 de fevereiro de 2014

O verdadeiro significado de IGREJA


Por Douglas Pereira da Silva

IGREJA como sinônimo de denominação evangélica NÃO EXISTE!

IGREJA significa um corpo de pessoas numa relação pessoal com Cristo. Os cristãos primitivos não concebiam a IGREJA como um lugar de culto como se faz hoje. Para tanto, os cristãos se reuniam em casas (Atos 12.12; Romanos 16.5, 23; Colossenses 4.15; Filemom 1-4), no templo (Atos 5.12), nos auditórios públicos de escolas (Atos 19.9) e nas sinagogas até quando foram permitidos (Atos 14.1, 3; 17.1; 18.4). O lugar não era tão importante como o propósito de encontro para comunhão uns com os outros e para culto a Deus.

A palavra IGREJA é um substantivo proveniente do grego – lembrando que todo o Novo Testamento foi escrito em grego – da palavra Εκκλησία ("Eclesia" se transliterarmos para a Lingua Portuguesa), e significa literalmente, “os chamados para fora”. No uso clássico e na Septuaginta (a tradução grega do Novo Testamento), Εκκλησία significa “reunião”, “assembleia oficial”, “congregação de pessoas”, “grupo de soldados”.
Em Atos 7.38, a palavra denota a “congregação” dos israelitas com Moisés no deserto (cf. Números 14.3-4).
Em Atos 19.32 e 40-41, Εκκλησία fala da assembleia tumultuada contra o apostolo Paulo em Éfeso.
Em Atos 19.39 refere-se à assembleia oficial e jurídica que devia governar a cidade.
Existem quatro usos de Εκκλησία relacionado à igreja cristã no Novo Testamento:

a)   REUNIÃO – (I Coríntios 11.18; 14.4,19,28,34) – Aqui não se refere a um lugar ou prédio, mas a um agrupamento de pessoas com o propósito de cultuar e ter comunhão;

b)   LOCAL – (Atos 8.1; 11.22,26; Romanos 16.1 e plural em: I Coríntios 11.16,22; I Tessalonicenses 2.14 etc.) – O uso mais numeroso de Εκκλησία é para uma congregação ou comunidade local de cristãos. A maioria das epístolas do Novo Testamento são enviadas para igrejas locais (I Coríntios 1.2; II Coríntios 1.1; I Tessalonicenses 1.1), como também as cartas às sete igrejas do Apocalipse 2-3;

c) CRISTÃOS DE UMA REGIÃO – Ocasionalmente, Εκκλησία envolve a totalidade de cristãos numa área geográfica, por exemplo, “a igreja da Ásia” (I Coríntios 16.19) ou “a igreja… [que] tinha paz por toda a Judéia, Galileia e Samaria” (Atos 9.31);

d) O CORPO DE CRISTO (IGREJA LOCAL E IGREJA UNIVERSAL) – (Efésios 1.22-23; 4.15-16; Colossenses 1.18,24; cf. I Coríntios 12.12-27) – Neste sentido, a igreja UNIVERSAL é a única verdadeira igreja, incorporando todos os verdadeiros cristãos de todos os tempos e locais. Nesse nível, a Igreja é uma entidade espiritual e não possui forma.
 
Esses quatro significados de Εκκλησία no Novo Testamento já indicam que as concepções de Igreja mais comuns hoje – denominação, prédio e construção de templos suntuosos – são alheias aos conceitos neotestamentários. Infelizmente temos a tendência de desvirtuar o que os autores bíblicos estavam querendo comunicar.
 
Enfim, a idéia de Igreja como uma denominação não existe no Novo Testamento. Desta forma, quando o culto acaba, a Εκκλησία é desfeita!
 
Deus não habita em templos feitos por mãos humanas (Atos 17.24).
 
Portanto, a verdadeira Εκκλησία somos nós, isto é, todo aquele que é morada do Espírito Santo (I Coríntios 6.19; Apocalipse 3.20).

BIBLIOGRAFIA

OIKOS, Instituto. Eclesiologia - Repensando a Igreja à luz do Novo Testamento. São Paulo: Editora Oikos, 2013

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Ricardo,

      Estou muito feliz pela visita e incentivo. É uma honra receber o seu comentário neste simples espaço!

      Fique à vontade, para registrar sugestões, criticas ou reclamações!

      Um grande abraço meu irmão, com a santa paz de Deus!

      Excluir
  2. Parabéns irmâo Douglas, mas uma vez , tendo a consciência de um bom cristâo , sobrê a luz da palavra , ensinando a todos , a verdade do Evangelho. Deus te abençôe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido,

      Muito obrigado pela visita e comentário!

      Continue conosco,
      Deus te abençoe

      Excluir