Google+ Followers

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Teologia é sabedoria humana?


Por Mateus de Souza


Explicando de uma vez por todas o que é sabedoria HUMANA.


É comum aqueles cristãos que não estudam as Escrituras afirmarem que o estudo das Escrituras é sabedoria humana, que se deve interpretar tudo "espiritualmente", que a sabedoria humana (que é estudar a Bíblia segundo eles) é loucura aos olhos de Deus e mais asneiras. Vamos lá.

O apóstolo Paulo viveu numa época em que a filosofia grega estava no auge. Sabemos que tal filosofia, na busca de entender e compreender o mundo e tudo o que nele existe, levou as pessoas para dois lados: paganismo ou ateísmo. Esta era a filosofia do momento, a sabedoria dos povos daquela época.

Foi nesse tempo que Paulo escreveu sua carta aos coríntios. É importante também lembrar que os "sábios" judeus (escribas e fariseus) rejeitaram o Senhor Jesus enquanto Ele esteve aqui na terra.

Portanto, temos duas sabedorias "humanas" na época de Paulo: os "sábios" judeus (escribas e fariseus) e a filosofia grega (que levou ao paganismo ou ateísmo).

Dentro disso, Paulo escreve:
"Porque a PALAVRA DA CRUZ é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.Onde está o sábio? Onde está o ESCRIBA? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria DESTE MUNDO?Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.Porque os judeus pedem sinal, e os GREGOS buscam sabedoria;Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e SABEDORIA DE DEUS" - 1 Coríntios 1:18-24


Ou seja, qual é a sabedoria de Deus, de acordo com isso que Paulo escreveu? A Sabedoria de Deus é a PALAVRA DA CRUZ, e os "sábios" deste mundo são os gregos, que buscavam a sabedoria naquela época. E Por que o mundo não conheceu a Deus? De acordo com esse texto, foi porque o mundo aceitou a sabedoria dos homens, que nada mais era do que a filosofia grega, que levou as pessoas ao paganismo ou ao ateísmo. Mas nós pregamos Cristo crucificado, que é a SABEDORIA DE DEUS.


Quanto ao crente conhecer todas as Escrituras e aceitar tudo o que ela diz, vemos o apóstolo Paulo dizendo:
"E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." - 2 Timóteo 3:15-17

Conclusão: A sabedoria humana, que é loucura aos olhos de Deus, não é estudar a Bíblia, é a filosofia humana que levou as pessoas à crença nos deuses ou ao ateísmo, e a "sabedoria" dos escribas e fariseus, que rejeitaram Jesus. A Sabedoria de Deus não são "coisas reveladas", mas aquilo que já foi revelado: Cristo crucificado, a palavra da cruz, que é loucura para os "sábios" humanos.


Entenderam? Estudem as Escrituras! Para isso Deus lhe deu dois olhos, a capacidade de ler e interpretar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário