Google+ Followers

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá

Imagem relacionada

Por Douglas Pereira da Silva

Boa parte da membresia da Denominação Cristã deste simplório autor e membros do nobre conselho ministerial acredita e até pregam – eu mesmo já presenciei pregações assim – que Deus irá condenar o cristão ao inferno, caso o mesmo macule o seu corpo com pecados de ordem moral.

Baseiam tal ensinamento no verso de I Coríntios 3:17 que diz:

“Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”.

Na verdade, quem acredita neste ensino esta ligando a ideia de “Templo”, com outro versículo da mesma epístola, em I Coríntios 6.19 que diz:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”.

A pergunta é: Será mesmo que está correto tal ensino?

A resposta é um sonoro, absoluto e irrefutável NÃO!

A passagem de I Coríntios 3:17 não esta falando de crente que caiu em pecado. O apostolo dos gentios sequer menciona isso...

Paulo esta tratando com a Igreja no aspecto coletivo que também é templo e habitação do Espírito Santo. Observe esta perspectiva, muita clara na 2° epístola:

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (II Coríntios 6:16)

É exatamente a esse aspecto que Paulo está-se referindo.

O alvo da condenação em I Coríntios 3:17, foi dirigida aqueles que estavam instigando a inveja, as contendas e as dissensões na igreja de Corinto. Não se refere a algum membro da igreja que cometeu pecado!

Analisando todo o capítulo 3 de I Coríntios, vemos que a jactância filosófica de alguns era indício de infantilidade espiritual, produzindo facções e com tendências a destruir a igreja de Corinto. Visto que a comunidade de crentes é o santuário de Deus (versículo 16), os causadores da sua divisão (versículos 3,4) a profanam e a destroem, por isso serão destruídos como castigo pelos seus atos de sacrilégio.

Precisamos notar duas coisas. A primeira é que o contexto está falando sobre a igreja e sobre a forma pela qual ela é constituída; não está falando de uma pessoa individual ou de um cristão que caiu em pecado;

A segunda coisa é que neste verso, a palavra usada é VÓS, um plural.

Portanto, se alguém faz alguma coisa para destruir a igreja, essa pessoa está em sério problema. Deus está advertindo que Ele destruirá a pessoa que tenta destruir a sua igreja.

Devemos ter o cuidado para não tirar o versículo de todo o contexto do capítulo 3.

Mas o pior ainda, é criar uma doutrina baseando-se em um versículo isolado de todo o contexto Bíblico! :(

Quanto àquele crente que maculou o seu corpo com algum pecado e sente-se desconfortável por isso, ele deve abandonar a prática do pecado (Provérbios 28:13), desviar-se do caminho mau (II Crônicas 7:14) confessando o seu pecado ao Senhor para obter o perdão (I João 1:9), pois ele é o único que possui autoridade na terra para perdoar pecados (Mateus 9:1-8, Marcos 2:1-12, Lucas 5:17-26).

5 comentários:

  1. É amado irmão, bem que falam que "Versículos fora de contexto geram pretextos", gerando certos dogmas e julgo difíceis de carregar.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 19 anos,ao 15 me batizei pois no dia do batismo senti que o senhor estava me chamando, só que passado um tempo comecei a andar errado e a parar de congregar fiquei o ano passado de 2016 inteiro sem congregar pois tive umas crises de desmaios, e por isso ficava com medo de ir sozinho a igreja,no começo desse ano de 2017 comecei a ter ataques de pânico e achava que ia ter um infarto e morrer,decedi voltar a congregar pois uma das noites escutei uma voz dizendo "vc vai morrer essa noite",quando voltei a congregar comecei a lembrar de todas os pecados que cometi desdo momento que comecei andar errado até aquele momento dos quais eu não me arrependi por estar cego nas coisas do mundo.
    Só sei que chorei dois dias seguidos toda vez que me ajoelhava eu cai em lágrimas,sei que pequei sem saber muitas vezes, e uma vez sabia que era pecado mais nao sabia a gravidade dele, mais pedi perdão a Deus por te lo desapontado por ter me desviado de seu santo caminho,sei que Jesus já me perduou mais ainda fico em dúvida se Deus ainda me considera filho dele mesmo sendo o miserável pecador,não contei não igreja onde congrego pois acho que não conseguiria viver sobre o jugo pesado da acusação, eu queria tanto ser músico mais desisti pois sei que não posso por causa dos pecados.
    O pior é que eu não tenho ninguém que possa orar por mim, sei que pequei por não conhecer o evangelho de Cristo mais nao culpa a igreja mais sim a mim mesmo que não quis ler a biblia, mais fica uma dúvida na minha cabeça será que Deus me perdoou e o que eu devo fazer contar tudo prós anciãos e diáconos de minha comum hoje oro bastante leio a biblia e estou me consagrando a Deus no meu dia a dia,me ajudem por favor creio que se tirarem um tempo pra ajudar a mim que sou um pobre pecador Deus os vai abençoar.
    TODA HONRA E GLÓRIA SEJA DADA A DEUS E A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR.

    ResponderExcluir
  3. Caro Adilson,sua mente se encontra confusa devido a um bocado de ideias pré-concebidas. O que lhe falta é fé na Palavra de Deus.

    "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia."
    Provérbios 28:13 NVI

    Você crê? Você precisa descansar na Palavra de Deus.

    Deus nos manda perdoar 70x7 porque Ele perdoa 70x7.

    Deixe este jugo de culpa por causa de algum pecado que cometeu. Você está perdoado. Confia nas palavras que o Senhor deixou escritas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por mim ajudar, mais eu devo confessar meus pecados somente a Deus ou na igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado, devemos confessar SOMENTE a Deus, pois a Bíblia afirma claramente que o perdão de Deus é pleno mediante um coração arrependido que se confessa diretamente a Ele: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9). Não há qualquer menção da necessidade de fazer confissão a pessoas para que o perdão tenha VALIDADE.
      Assim, amado irmão, tenha sempre ao seu lado irmãos em Cristo de "confiança" com quem você possa contar nos seus momentos de dificuldade. Não há a necessidade de confessar nada a ninguém para obter o perdão de Deus.
      Porém, tenha em mente que o arrependimento traz consigo a necessidade de reparação de nossos erros e, muitas vezes, isso tem de ser feito pedindo perdão a pessoas QUE PREJUDICAMOS (se for o seu caso) e assumindo nosso erro de forma humilde diante delas.
      Um alerta: Tome muito cuidado com aquilo que confessa perante as pessoas, pois só confesse algo buscando ajuda caso tenha plena confiança na pessoa. Imagine você confessando um pecado grave que cometeu buscando ajuda em alguém que tem problemas com a fofoca? Certamente terá problemas!

      Deus te abençoe e fica em paz.

      Excluir