sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Bibliomancia e a Congregação Cristã no Brasil


Por HP

O texto abaixo em azul é encontrado no Wikipedia, enciclopédia online mundial, na página dedicada sobre a Congregação Cristã no Brasil:

Kerigmática e Homilética
A pregação do sermão é feita sem preparo prévio ou com notas, com pregações improptu ou extempore. A pregação da Palavra na Congregação Cristã alinha-se à tradição protestante de centrar-se na pregação da Bíblia, como um elemento importante como revelação da Palavra divina. Entretanto, há interpretações populares da pregação da Bíblia. Como manifestação de religiosidade popular, semelhantes às consultas a oráculos, muitos fiéis da Congregação Cristã no Brasil praticam o "buscar a palavra", uma forma de adivinhação ou bibliomancia. Para esses membros, suas decisões pessoais quanto a trabalho, viagem, negócios, estudos, casamentos serão pautados pelos oráculos da pregação. Corroborando com essa prática, muitos ministros alternam suas pregações entre promessas materiais e controle comportamental visando a manutenção da comunidade. Assim, resulta na prática de haver pouca ou nenhuma exegese bíblica nas pregações de muitos desses pregadores. Todavia, essa bibliomancia da pregação não é oficialmente endorsada pelo ministério da Congregação Cristã no Brasil, que em recente circular admoestou contra tais práticas.

Os membros da Congregação Cristã no Brasil são, na sua quase totalidade, adeptos a Bibliomancia.

Mesmo quando a Liderança da Instituição admite ser contrária a tais práticas (através de inúmeros tópicos de ensinamentos e circulares), é notório que o crescimento da denominação se deu por razão desta característica nas pregações.

São raros os pregadores nos púlpitos da denominação que apenas expõem a Palavra de Deus nas pregações, sem usar de artifícios da bibliomancia.

Tais pregadores são classificados como “frios” pelos demais membros, apesar de poderem ter algum respeito pela “sabedoria” em conhecer a Bíblia.

Também não é raro ver confusões que esta bibliomancia traz ao povo. “Pegar Palavra errada” é uma das aberrações citadas quando profecias não se cumprem na vida daquele que acreditou.

Não são raros os casos de pessoas que vão aos cultos apenas para buscarem respostas, ou negociam com Deus para conseguirem respostas, orando mais, frequentando mais os cultos, cumprindo regras diversas, o popular "se consagrando" para terem a "resposta de Deus".

São comuns as profecias genéricas como “Deus te dará a Vitória” ou "Deus te confirma" pregada para um grupo de algumas centenas de pessoas.

Há também a personificação do nome de Deus por aquele que prega com dizeres como “Eu (Deus) te digo” ou então “Eu (Deus) colocarei a minha mão” ou mesmo "Eu (Deus) te confirmo", muito comuns nos púlpitos da denominação.

Devemos sim crer nos dons do Espírito Santo, e que sim, possa haver profecias a respeito de situações futuras, tais como encontradas em Atos 21:10 e Atos 11:28, porém a essência das pregações no Novo Testamento são a respeito do ministério de Cristo e a aplicação dos Ensinamentos do Senhor Jesus na vida da Igreja.

Respostas para decisões pessoais, profecias sobre o futuro de alguém, personificação do nome de Deus nas pregações  NÃO são atividades respaldadas no Novo Testamento.

Você pode citar exemplos diversos na tua vida que tal “bibliomancia” funcionou. Mas seja sincero consigo mesmo: Quantas foram as pregações que você chorou, manifestou e acreditou, mas nada aconteceu e você preferiu se contentar em acreditar que “pegou palavra errada”, por medo de "blasfemar" ao achar que a pregação não tenha sido realmente "Deus falando" com o povo?

Seria muito melhor rever teus conceitos de fé em Jesus Cristo.

Sim, siga a Jesus apenas e creia nos Ensinamentos que Ele nos deixou. Pregação suficiente é a de Jesus apenas.

Em tudo agradeça a Deus. Seja em coisas boas ou más que te sucedem.

Saiba que:

Felizes são os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Felizes são os que choram, porque eles serão consolados;
Felizes são os mansos, porque eles herdarão a terra;
Felizes são os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Felizes são os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Felizes são os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Felizes são os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Felizes são os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Felizes sois vós, quando vos ofenderem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso prêmio nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mateus 5:3-12)

Que Deus abençoe a todos.

23 comentários:

  1. Em meus anos de crente, vi a pregação da Palavra mudar.

    Antes, pregavam o Evangelho de Jesus Cristo. Depois, começaram a pregar contra as "seitas e a idolatria" como se isso fosse o evangelho.

    Antes, pregavam a Graça de Deus. Depois, deturparam o sentido da palavra Graça dizendo que viriam os comunistas e fechariam a "porta da graça."

    Antes pregavam o arrependimento das obras más. Depois, começaram usar o púlpito para condenar aqueles que não seguiam os costumes inventados pelo homem.

    Antes, pregavam a Cristo como o único caminho da salvação. Depois, puseram uma instituição como o "caminho estreito."

    Antes, pregavam para buscar os dons e os frutos do Espírito Santo. Depois, passaram a gritar para buscar as emoções da carne como se fosse do Espírito.

    Antes, pregava a salvação pela fé. Depois, começaram a falar que por usar véu, beijar, o ministério não ter salário, não ter bateria, Deus tinha um pacto com aqueles que na igreja caminhassem "forte, firme e fiel até o fim."

    Antes, pregavam o amor de Deus. Agora, pregam contra a ciência, contra gente "diferentes", contra denominações menores.

    Antes, ensinavam a orar "fale com nossas almas por meio das Escrituras." Agora, "fale com minhas necessidades materiais, psicológicas, familiares, financeiras."

    Antes, pregavam "perdoai seus inimigos. Depois, mudaram "seus inimigos serão esmagados."

    Ah, quem me dera que voltassem os antigos dias de quando me converti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo,

      Pelo seu relato constatamos que a CCB se desviou exponencialmente da máxima: Bíblia Sagrada como regra de fé e autoridade Suprema da Igreja!

      Seria muito bom se voltássemos neste tempo, não é mesmo!?

      Que Deus nos ajude, querido irmão! OREMOS!

      Muito obrigado pela sua visita, e opinião; o nobre irmão enriqueceu ainda mais o tema deste artigo com sua participação!

      Um grande abraço, com a paz de Deus!

      Excluir
    2. Uau... que comentário esse do anônimo...

      Excluir
    3. O que estraga a CCB são duas coisas:

      1. Achar que ela é o único caminho.

      2. O costume de "buscar a palavra" antes de tomar qualquer decisão importante na vida.

      A CCB tem todo o direito de não se misturar com outras denominações. Realmente não podemos nos envolver com igrejas que apoiam políticos, que visam o lucro, ou que não são sinceras. Mas é absurdo afirmar que ela é o único caminho.

      A busca da "palavra" também é uma coisa antibíblica. Eu conheço um casal que buscou a palavra para uma viagem à Inglaterra. Essa viagem recebeu "aprovação" em diversos cultos em diversas igrejas. O casal estava quase explodindo de alegria e gastaram suas pequenas economias para comprar as passagens.

      Chegando em Londres eles foram considerados inadimissíveis; passaram a noite atrás das grades (separados de acordo com o sexo) e foram devolvidos ao Brasil no dia seguinte.

      O mais incrível de tudo é que eles assumiram a culpa: "pegamos a palavra errada". Sim, eles preferem assumir a culpa do que enxergar a realidade de que muitas dessas profecias não vem de Deus.

      O Brás já proibiu buscar a palavra para casamentos (depois de milhares de fracassos); agora só falta proibir buscar a palavra para todas as demais finalidades. O crente tem que ser guiado pelo Espírito Santo - não por profecias.

      Eu tenho esperança de que um dia a CCB vai reconhecer que a Bíblia é a única e infalível Palavra de Deus.

      Excluir
  2. Oi Renan Arcanjo,

    A paz de Deus!

    Conheço sim; quando eu estudava teologia de forma auto-didata, comecei por este site. Que coincidência, né? [rsrsrs].

    Há bons artigos no SolaScriptura, e alguns outros, não tão bom assim!

    O mesmo é administrado por cristãos batistas fundamentalistas!

    A única parte que não recomendo deste site, é a parte que trata da BIBLIOLOGIA, pois não comungo com o mesmo pensamento teológico concernente a esta questão!

    O povo batista - principalmente os fundamentalistas - são extremamente zelosos e exímio estudiosos das Escrituras Sagradas; possuo bons livros de Hermenêutica, cujos autores são batistas fundamentalistas!

    Inclusive, sou amigo pessoal de um pastor da Igreja Batista Regular, que também adota a visão fundamentalista Bíblica!

    É só você reter o que é bom (1 Tessalonicenses 5.21)

    Boa Leitura neste blog (Solascriptura), dileto irmão Renan!

    Um abraço fraterno, com a paz de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, me desculpe novamente pelo incomodo. Gostaria de saber a qual é o seu pensamento teológico quanto ao assunto: Bibliologia. Se puder entre em contato via e-mail (renan_v_arcanjo@hotmail.com), gostaria de partilhar outras questões com o irmão via e-mail.

      Excluir
    2. Oi Renan,

      A paz de Deus!

      O cerne da questão é a seguinte: a Bibliologia desenvolvida no blog "solascriptura", condena todas as versões e edições da Bíblia Sagrada alegando que há adulterações, com exceção da versão ACF (ALMEIDA CORRIGIDA FIEL); inclusive eles classificam a SBB como uma organização apostatá!

      Portanto, eles adotam apenas a ACF em seus cultos e estudos Bíblicos. Todavia, tal fato não se coaduna com a verdade! O que acontece, é que nas demais versões e edições, há "arredondamentos", por assim dizer, em alguns vocábulos Gregos e Hebraicos em que não existe uma correspondente na Língua Portuguesa; apenas isso...

      Tais "arredondamentos" - ou podemos chamar de ajustes - não causam o menor prejuízo no contexto Bíblico, e muito menos, nas doutrinas Cristãs!

      Por isso não concordo com a Bibliologia deles; isso é um radicalismo desnecessário - para não dizer que é ignorância!

      É isso.

      Vou te mandar e-mail; só peço sua paciência e compreensão na demora, pois estou em período de provas e tenho alguns trabalhos acadêmicos por fazer!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Ô camarada. Você que inventou esse bloguinho. Você se acha o "ESPERTALHÃO" sobre as coisas de Deus mas fica metendo o pau nas denominações. Sabe o que você é pra mim, e eu tenho certeza do que tô falando? Você deve ser um daqueles irmãozinhos que anda sem camisa, bebe cerveja e xinga assistindo jogo de futebol, e quer que a palavra de Deus se encaixe a você. Ou pode ser que você é um sujo que agora distorce a Palavra pra vê se acha escape.
    Mas presta atenção numa coisa que eu vô te ensina, sabidão, e vou escrever com letra maiúscula pra você entender bem: DEUS É IMUTÁVEL E NELE NÃO HÁ SOMBRA DE VARIAÇÃO. O QUE VOCÊ QUER É UMA BÍBLIA DO SEU JEITO, MAS ISTO NUNCA, VOCÊ ENTENDEU? NUNCA VAI ACONTECER. O APÓSTOLO PAULO DISSE QUE AINDA QUE VIESSE UM ANJO E PREGASSE UM EVANGELHO DIFERENTE DO DELE, SEJA ANÁTEMA, IMAGINA VOCÊ QUE É UM SER HUMANO CHEIO DE COISAS PARA APRENDER. MAS SOBRE VOCÊ JÁ NOS ALERTOU PEDRO EM SUA SEGUNDA EPÍSTOLA: Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
    2 Pedro 3:16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão (irmão?) anônimo,

      Sou o idealizador deste “bloguinho”; quero muito agradecer a sua participação e audiência por prestigiar os meus artigos!

      Bem, respondendo suas indagações, não curto futebol e não prático qualquer esporte – embora seja uma prática saudável para a manutenção do corpo – pois quando criança, eu era um verdadeiro “perna de pau” e meus coleguinhas me deixava para o final da fila, tipo um refugo – para formar o time! [rsrs]

      Também não bebo cerveja, porque é muito amarga!

      Também não ando sem camisa, porque sou esbelto – tipo meio gordinho sabe? (rsrs) – e tenho muita vergonha de sair na rua sem camisa!

      Também não assisto jogo de futebol porque não curto muito... Claro com raras exceções, isto é, só assisto futebol em copa do mundo, quando é jogo do Brasil (rsrs).

      Gosto de assistir documentários, programas educativos, debates, e filmes de aventuras e de super heróis com os meus filhos!

      Evidentemente, não é por causa de religião ou costumes doutrinários que não prático tais coisas!

      Ainda não entendi a sua indignação com o conteúdo do blog...

      Faça um favor a si mesmo caro anônimo! Se os artigos não te agradam é muito simples: Use a sua inteligência e não acesse este canal!

      Que Deus te abençoe, e mais uma vez, agradeço a sua participação!

      Excluir
    2. Eu nao ando sem camisa porque aonde moro é frio pra caramba.
      Agora beber cerveja e assistir futebol eu faço sim!
      Xingar, de vez eu quando eu xingo, até mesmo quando topo com o dedinho do pé em alguma quina.

      E mesmo assim a Palavra de Deus encaixa em mim:
      “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” 1 Timóteo 1:15

      Passe bem, Santarrão-Santarado.

      Excluir
    3. Li que você é irmão de ministério. Não dá pra acreditar. Por favor, diga que é mentira, por favor, por favor...

      Excluir
  4. Tenho profunda tristeza em meu coração quando vejo alguém chamar um ungido de Deus de oráculo. Amigo, pregação por profecia é coisa séria. No lugar de colocar "BIBLIOMANCIA" você tinha que escrever que não acredita que Deus se comunica com os homens. Não foi você mesmo ou um de seus amigos que escreveu sobre panelinhas na igreja, das quais Deus não se agrada? Esse blog é para que mesmo? Salvar irmãos do abismo, ou enfiar mais alguns. De que se diferencia esse blog de uma panela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ungido de Deus???

      Cara, de boa, você ainda está no Velho Testamento, com uns poucos "ungidos", outros poucos "profetas", "lei" para seguir, etc.

      Vai ler os Evangelhos amigo. Cristo ACABOU com tudo isso.
      NELE TODOS temos acesso ao Pai.

      Acabou "ungidos" e terminou os "profetas".

      Aliás, pra quem vive com a PROMESSA de Cristo, pra que querer mais Profecias sobre o dia de amanhã?

      Só mesmo em CRISTO há paz e descanso. E essa neurose de profecias, respostas, medo da mão de Deus, espera por recompensa de Deus, frustração por cumprir a "doutrina" e não ser abençoado ACABA.

      Leia os Evangelhos e seja liberto amigo.

      Deus te abençoe.

      Excluir
  5. Vocês disseram que assistem futebol (que é pura idolatria), xingam, bebem, adam com qualquer traje, certo? Esclareçam uma coisa para mim. Por certo vocês são batizados. Que diferença tem um camarada que age da mesma forma que vocês, somente não é batizado. Que diferença tem? O batismo? Se for assim, pra mim Jesus morreu debalde então!!! Agora, esse camarada só não vai pro céu porque não é batizado? Ele toma bebida forte igual a você, xinga, como você, torce pra time de futebol (idolatria pura) igualzinho a você, amigo, e não vai pra glória porque não batizou? Foi só isso que Jesus ensinou? Morreu pra você molhar essa cabeça de vento no tanque de batismo ou rio que seja? E o negócio de ser separado, zeloso de boas obras, inimizade com o mundo e aquela coisa toda? Aí você quer me dizer que não ta criando uma bíblia só pra você? Tá estranho isso aí cara. Acho melhor você rever seus conceitos, dá tempo ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo as perguntas.

      Sim, fui batizado.

      Que diferença há entre eu e qualquer um que também assiste futebol, xinga, bebe e anda com qualquer traje? Nenhuma! AMBOS NECESSITAMOS DA MISERICÓRDIA DE JESUS CRISTO.

      Sobre alguém ir para o céu ou inferno, isso não compete a mim nem a você.
      O céu não é meu nem teu e o inferno não é meu nem teu.
      Quem é dono do céu e do inferno é DEUS.

      O problema é que teu zelo é exterior. Como está teu coração? Você AMA o próximo como a ti mesmo? Você sabe perdoar? Você tem misericórdia? Você não se ensoberbece, não pensa o mal, não mente?
      Você nunca adulterou no pensamento? (Mt 5:28)

      Olhe mais para Jesus Cristo, prezado anônimo. Veja com quem Cristo andava e o que ele pregava.

      Pare de ser fariseu, se achando melhor do que os outros por causa de coisas externas.

      E pra terminar...
      Nada que entra pela boca do homem o contamina, incluindo cerveja. Mas o que sai da boca do homem, vindo do coração é o que o contamina.
      Não são palavras minhas, mas de Cristo. Mateus 15:11

      Um abraço!

      Excluir
  6. O que eu gostaria de saber, você não me respondeu. Jesus Cristo não disse que aquele que não for batizado será condenado? Quem aqui ta querendo ser melhor que alguém, amigo? Quando Jesus Cristo veio, aqueles que ele escolheu para discípulos (exceto Judas Escariotes) eram trabalhadores, honestos, etc, mas ainda assim não podiam ter liberdade com Deus. Precisava de algo a mais, entende? Fica tranquilo que eu leio os evangelhos, amigo, e leio muito. Tenho direito de dar minha opinião? Aí vai: aquilo que vocês incentivam é a pessoa ser igualzinha ao mundo (leia a oração de Jesus João 17), e que não precisa haver mudança, negar a si mesmo, tomar sua cruz e andar, não amar as coisas terrenas, inimizade com o mundo, etc. Quem aqui falou de não amar o próximo... alias, to vendo ai que vocês não amam muito esse povo da congregação, porque quem ama, não apunhala pelas costas mas aconselha. Não sirvo a Deus por aparência não, amigo.Você me chamou de fariseu? Tá bom. Jesus disse que "se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de maneira nenhuma entrareis no reino dos céus". Onde é que fazer tudo o que o mundo faz (só não matar e roubar), excede a justiça de alguém? Quer dizer que se eu tiver alegrão no buteco (já conhecendo a Deus) e Jesus vier, tenho claras chances de ir com Ele? Não vejo mudança e diferença do mundo nisso (ler João 17). Aquelas partes na Palavras que falam que é impossível que alguém que já experimentou das coisas de Deus e "tenha uma recaída" volte a se reconciliar com Deus. E Jesus também disse que o espírito mal saí da pessoa e volta com mais sete, se achar abrigo nessa pessoa o segundo estágio e pior que o primeiro. Pedro, quando fala da porca lavada que volta ao chiqueiro (veja que em todas as partes falam de pessoas que conheceram a Jesus, e experimentaram das coisas de Deus). Enfim, só quero que você acredite que eu não tô falando que Deus não perdoa ninguém ou que eu sou melhor e você não, ou que eu sei quem vai para o inferno ou céu. Não é nada disso, amigo. Só quero palpitar que, se com mudança de hábito depois que conhecemos a Jesus, já corremos um grande risco, imagina se continuarmos da mesma forma... Sabe, coisa desse tipo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança ocorre na consciência.

      Beber uma cerveja é uma coisa. EMBRIAGAR-SE é outra.
      Assistir a um jogo de futebol é uma coisa, ser FANÁTICO é outra.

      Conheço crentes da CCB que se jactam por não tomarem cerveja, porém são VICIADOS em Coca-Cola.

      Conheço crentes da CCB que se jactam por não assistirem jogos de futebol, mas IDOLATRAM pregadores da CCB, os prédios da denominação, o tamanho da orquestra, etc.

      A mudança ocorre na CONSCIENCIA, amigo.

      E a passagem que Jesus cita sobre exceder a justiça de escribas e fariseus, te convido a fazer tudo o que Ele ensinou lá. Mateus 5 a 7.
      Manda ver. Cumpra tudo. O tempo todo. A vida toda.

      E se cair num só ponto, saiba que você está condenado.

      Não vale se irar comigo, porque lá tá bem claro que se você se irar, vc vai ser réu.

      E se uma gostosa passar na tua frente, e você no teu pensamento cobiçá-la, já rodou também parceiro.

      Quem sabe um dia você perceberá que VOCE PECA diariamente e a Palavra realmente possa entrar em ti (1 João 1:10) e você compreender o que é a GRACA de CRISTO que nos sustenta de pé, mesmo quando somos MISERÁVEIS.

      É isso.

      Deus te abençoe!

      Excluir
    2. [kkkkkkkkkkk] Perfeito comentário meu mano!

      Não sabem estes desavisados que a maior evidencia e prova cabal que somos pecadores, está no fato de possuirmos um corpo mortal, isto é, um dia há de retornar ao pó da Terra!

      Coincidência ou não, ontem no seminário tive uma aula maravilhosa sobre o assunto meu mano!

      Ao concluir a aula, o professor disse algo que me marcou profundamente; permita-me compartilhar o que ele disse:

      "Se você peca e confessa arrependido que pecou, então você é um Santo.
      Agora, se você peca e acha que não pecou, ou ainda, tem no coração o orgulho e a pretensão de se sentir mais santo e puro do que os outros e vive obcecado por sua própria virtude, tal como o fariseu da parábola de Jesus (Lucas 18.9-14), então lhes digo sem o menor ponto de dúvida: você é um Diabo!"

      Forte né?

      Só me resta confessar o quão pecador e miserável sou, e depender da misericórdia de Deus!

      Obrigado pelos comentários HP, só enriquecem e adornam este blog!

      Excluir
  7. "Se você peca e confessa arrependido que pecou, então você é um Santo.
    Agora, se você peca e acha que não pecou, ou ainda, tem no coração o orgulho e a pretensão de se sentir mais santo e puro do que os outros e vive obcecado por sua própria virtude, tal como o fariseu da parábola de Jesus (Lucas 18.9-14), então lhes digo sem o menor ponto de dúvida: você é um Diabo!"

    Perfeito!!!!!


    Interessante que ontem estava meditando sobre o termo "um diabo". Podemos pensar que a palavra "diabo" se fere somente àquele ser que foi destituído dos céus . Mas , eu acredito que essa palavra "um diabo" se refere à todo aquele que carrega todo o tipo de mal dentro de si: inveja, ódio, soberba, falta de amor , etc... Enfim , um ser trevoso , sem a luz! Inclusive , se não me engano , tem um trecho bíblico onde Cristo reunido com os doze , disse: ..."um de vós é um diabo" , se referindo a Judas . Me corrigem se estiver errada...

    ResponderExcluir
  8. Por isso eu creio que o Inferno atrairá para si , almas que passaram a vida toda aqui , alimentando em seus corações, sentimentos negativos...ou na forma de pensar e agir. Nesse local estão todos , que estão vibrando nessa mesma sintonia! Deus que nos guarde das ciladas diabólicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esses dias veio nos santos conselhos na minha comum, que tem irmãos que se julgam tão santos , que não dão nem bom dia para o seu vizinho , só por que os julgam como "pecadores", e têm outros que se julgam tão santos que acham que não precisam mais de nenhum dom , ou nada que venha de Deus!!! Se sentem perfeitos!!!! Que quem coloca esses sentimentos de superioridade , é satanás. Oremos e vigiemos para não cairmos nessa cilada de sentimentos diabólicos!!!!

      Excluir

      Excluir
  9. POR ISSO que prefiro o termo : "somos eternos aprendizes " ( e isso quando aprendemos rsss) .

    ResponderExcluir