segunda-feira, 16 de novembro de 2015

É pesada como uma pena

 
Por Mario Torri
 
 
A Paz de Deus Irmão Mário,
 
Também tenho uma pergunta, referente à salvação dos pecadores. A CCB tem base forte em Apocalipse 21:8, que diz:
 
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e AOS FORNICADORES, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a SEGUNDA MORTE."
 
A doutrina é pesada pois os tímidos tem o mesmo destino que um feiticeiro, acho um pouco injusto diante das circunstâncias.
 
Para a ccb quem peca MORRE, e o versículo informa, SEGUNDA MORTE.
 
Quais são seus argumentos em relação a essa estrofe?
 
Como que nós fracos e pecadores da ccb devemos manter a esperança diante dessas palavras escritas na bíblia?
 
Deus Abençoe!
 
 
Caro(a) Anônimo(a) que a paz e o amor de Deus, por Jesus Cristo, abunde teu coração!
 
Desculpa-me, mas a doutrina é pesada? Vejamos: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30. As vezes são os homens que fazem com que a doutrina pareça pesada, ou nós que fazemos questão de fazer força quando não é necessário.
 
Um único versículo, interpretado isoladamente, não pode ser tomado como base da nossa fé, inclusive é isso que consta em nosso primeiro ponto de doutrina, vejamos: "Nós cremos na INTEIRA Bíblia Sagrada e ACEITAMO-LA como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a ÚNICA e perfeita guia  da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para SALVAÇÃO de todo aquele QUE CRÊ. (II Pedro, 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16)".
 
Examinemos João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Neste versículo temos a certeza que Deus concede a salvação ao homem simplesmente por amor e para alcançar a salvação basta depositar nossa fé em Jesus Cristo. Pois é, a salvação “é dom de Deus” (Efésios 2:8)  e é “pela graça, mediante a fé” (Efésios 2:8) que somos salvos.
 
O verso 17 nos diz que: “Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.
 
Mas é o verso 18 que me ajudará a responder em partes a sua pergunta, vejamos o que ele diz: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”
 
Vamos fazer um exercício: o que João 3:16 diz que precisamos fazer para não perecermos e termos a vida eterna? ... Se precisar de uma “colinha”, aqui vai a resposta: “basta crer”. Por isso, alguém que não crê terá como recompensa o “lago que arde com fogo e enxofre; o que é a SEGUNDA MORTE.” Apocalipse 21:8.
 
Os dois versículos abaixo, que elencam os 10 mandamentos dados por Deus a Moisés, também me ajudam a responder outra parte da sua pergunta, vejamos:
 
Quanto aos idolatras a Bíblia nos diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” Êxodo 20:4.
 
Quanto aos homicidas: “Não matarás.” Êxodo 20:13.
 
Já no que se refere a fornicação: a Palavra de Deus realmente nos diz que eles não herdarão os céus, não apenas em Apocalipse 21:8 como você citou, mas também e outras diversas passagens, tal como: “Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.” Efésios 5:5.
 
Mas é importante destacar que fornicador é aquele que está praticando o pecado da fornicação, quem fornicou e por arrependimento deixou de fornicar é um ex-fornicador e ele alcança sim a salvação, porque a mensagem que o evangelho nos passa é: arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” Atos 3:19.
 
E outra, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2° Coríntios 5:17.
 
Pois é, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9.
 
É verdade que tem pecado que não tem perdão, apenas para lembrar é o blasfemar contra o Espírito Santo (Mateus 12:31).
 
E pra finalizar, respondendo a sua ultima pergunta, diante do que está escrito temos que nos manter “firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:23 e confiar que ele disse: a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” 2° Coríntios 12:9.
 
Ensina-nos as Escrituras “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” Romanos 12:12.
 
Não temos que fazer muita coisa, senão crer, “porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” Efésios 2:8.
 
Enfim, o versículo que você apresentou é melhor compreendido quando não está isolado, aliás a Bíblia inteira é assim. Creio que todas as citações que apresentei confirmam o que está escrito em Apocalipse 21:8, porém, dão outro sentido.
 
Espero ter ajudado.
 
Fraterno abraço,
 
Mario



Nenhum comentário:

Postar um comentário