quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Templo de Deus




Por Douglas Pereira da Silva

De acordo com o ensino apostólico, o templo é o coração de cada crente que foi verdadeiramente regenerado pelo Espirito de Deus (I Coríntios 3.16).

O espaço físico construído com cimento e tijolos é apenas um local onde os cristãos se reúnem em amor e alegria, com o intuito de, em comunhão, cultuar a Deus; pois o Criador não habita em templos feito por mãos humanas (Atos 17.24).

O Senhor Jesus disse que habita e faz morada na pessoa que ama a sua Palavra, isto é, no cristão e não no espaço físico construído com tijolos e cimento (João 14.23).

Só mesmo desenhando para o povo entender, e mesmo assim, alguns insistirão em chamar o prédio de "casa" de Deus...

Então, segue abaixo o desenho:

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Douglas,

    Teu post é incrivelmente simples e incrivelmente complexo ao mesmo tempo!

    Simples, pois é assim que deveríamos nos relacionar na fé em Cristo.
    Complexo, pois é do humano criar lugares sagrados e rituais de como se relacionar com Deus e entre si.

    É compreensível que com crescimento do grupo, haja necessidade de haver um local comum. Mas seria necessário lembrar que o lugar SERVE a comunidade que lá se encontra e não o contrário.

    Isso no sentido físico. No âmbito relacional, temos que lembrar que TODOS somos sacerdotes em Cristo. Como também TODOS fomos ensinados por Cristo a compartilharmos o pão com quem não tem.

    O que os apóstolos fizeram em Atos, ao instituir diáconos que cuidassem dos menos favorecidos, enquanto os primeiros ficariam a cargo da pregação é algo que NUNCA Cristo fez.
    Lembra quando os então discípulos disseram: "Mestre dispensa a multidão porque é tarde e assim eles podem ir comprar cada um o seu alimento"?
    O que o Mestre fez? Mandou todos sentarem e do pouco que tinha compartilhou com todos.

    Jesus cuidou da pregação E das mesas!
    Nunca deixou uma viúva, nunca deixou um órfão para pregar nada a ninguém.
    Ouvindo a viúva, Ele pregava.

    Veja no campo das "missões" o que fizemos: O Senhor nos disse: "Ide, pregai o Evangelho a toda a criatura".
    A maioria NAO vai. A maioria VEM.
    Os poucos que vão, logo VOLTAM. Pescam e trazem o peixe para o aquário...

    Veja que Filipe, o diácono é um dos que entenderam o "Ide" e foi. Foi e NAO VOLTOU. Desceu para o deserto, pregou ao Eunuco etíope, de lá tomado pelo Espírito foi a Azoto, Samaria e... FOI.

    É incrível como o tempo passa e rapidamente criamos divisões no corpo, criando por exemplo o clero. Depois o "Alto-Clero" e "Baixo-Clero". Daí formatamos a liturgia, criamos o local sagrado, inventamos rituais e quando menos nos damos conta estamos totalmente embriagados pensando "Estarmos servindo a Deus", quando Cristo nos ensinou que o servir a Deus é o Servir ao Próximo!

    Em vez de compartilharmos pessoalmente o pão que temos, preferimos colocar na mão de um outro, que chamamos diácono.
    Em vez de irmos anunciarmos o Evangelho e sermos Sal na Terra, preferimos investir em Missões e seus missionários.

    E nossa mente vai se cauterizando, se acomodando... Sal sendo insípido... Nada salgando... Luz que não ilumina o mundo, quiçá nem mesmo a nós mesmos...

    Enfim, desculpe a divagação, mas penso que esta postagem é essencial na atualidade da Igreja...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Tu és a Igreja de Cristo o Rei Eterno.....

    Muito bom Irmão.

    ResponderExcluir
  4. Paz de Deus Douglas, Deus te abençoe por voltar a escrever.

    ResponderExcluir
  5. A paz de Deus.

    Irmãos
    Douglas/HP

    Sou leitor do bolg,tenho aprendido muito com os artigos.
    Esse assunto de templo ainda me deixa confuso
    Quando leio Salmos 84 diz que é bom esrtamos na casa de Deus já em (I Coríntios 3.16)artigo do blog, fala quê somos a habitação de Deus,parece quê vou entrar em parafusos quando comparo as duas passagens.
    Tenho me esforçado em deixar de lado alguns jargões da nossa denominação,um bem usado é esse quão é amavel estar na casa de Deus,venha congregar ,receberas bençãos etc...

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço licenças ao meu amado irmão Douglas, mas respondendo ao querido irmão anônimo acima, convido-te a olhar para Jesus.

      Sim, nos Evangelhos está bem claro como o Senhor Jesus servia a Deus.
      Era em todo o lugar. Era partindo pão num jantar, era caminhando a beira do mar, era entrando num barco, era numa festa de casamento, era também na sinagoga.

      Porém nas sinagogas e no Templo, Ele não foi bem recebido.

      Aliás, é de pensarmos um pouco, sendo Jesus o "Deus conosco", Ele acabou por nunca entrar no santuário do Templo e muito menos no santo dos santos...

      Enfim, David elegia um lugar para Deus na terra, mas Cristo nos ensinou que nem no "monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. (...) Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." João 4:21-23

      Olhe sempre para Jesus. Ele é o Autor e Consumador da Salvação.

      Fique com Deus.
      Um beijo!

      Excluir
    2. Então Anônimo,

      Apenas confirmando a resposta do HP,

      É preciso compreender que o culto judaico – durante o período denominado dispensação da Lei de Moisés - era centralizador!

      Centralizava-se no Templo, em Jerusalém, nas festas religiosas e em datas especificas do calendário hebreu!

      Por isso você encontra nas Escrituras do Antigo Testamento, versos do tipo: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”, “Guarda o teu pé quando entrares na casa do Senhor”, “bom é estarmos na casa de Deus” etc.

      No entanto, com a vinda de Jesus tal centralização acabou – não existe mais um local sagrado para adoração!

      Lembra o que Jesus disse para a mulher samaritana? (Leia João 4.19-21).

      A igreja de tijolos, pedra e cimento é apenas um espaço físico para nos reunirmos e em comunhão louvarmos a Deus.

      Alias o templo Sagrado que representa a presença de Deus era o próprio Cristo! Lembra quando o SENHOR disse para os fariseus "Destruí este templo e em três dias o levantarei”. (João 2.19-22).

      Àqueles lideres religiosos que condenaram ao nosso Senhor entenderam muito bem que ele não estava falando do templo físico (de tijolos e concreto); tanto que mais tarde eles foram a Pilatos, dizendo: "Senhor, lembre-se, enquanto ele ainda estava vivo, como aquele impostor disse, 'Depois de três dias irá subir." (Mateus 27.63). Eles sabiam o significado de suas palavras, mas procurou a acusá-lo em seu julgamento com a sua deturpação.

      Então, nesta perspectiva não existe mais casa de Deus, templo ou algum local geográfico que seja consagrado a Deus. Foi justamente isso que o apostolo Paulo disse aos atenienses no Areópago (Atos 17.24).

      Há dois artigos aqui no blog, o qual sugiro que o nobre irmão leia para entender direitinho esta questão... Chamam-se:
      A Natureza descentralizadora do culto e adoração no Novo Testamento (http://teologandoentreirmaos.blogspot.com.br/2014/02/a-natureza-descentralizadora-do-culto-e.html)

      O verdadeiro significado de IGREJA (http://teologandoentreirmaos.blogspot.com.br/2014/02/o-verdadeiro-significado-de-igreja.html)

      Que Deus te abençoe irmão. A paz de Deus!

      HP, preciso tanto falar em particular com você meu irmão... Não estou mais no Facebook...

      A paz de Deus meu querido!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Amém meu amado Douglas. Sim, faça contato. Meu email é henrique.ireland @ hotmail . com
      Me manda um email e eu te mando meu whatsapp.

      Um beijo! Fique com a paz de Deus!

      PS: republiquei o comentário com o email em separado, porque notei que desde que publiquei o email sem separações, aumentou o número de spam no meu inbox. Enfim, creio que existem mecanismos de spam que buscam endereços de email deixados em blogs.. Vivendo e aprendendo. rsrsrs

      Excluir
  6. A paz de Deus,

    Agradeço aos caros irmãos pelo carinho e disposição em compartilhar um pouco do vosso conhecimento.
    Li os dois artigos indicados pelo irmão,agora ficou claro.
    Surgindo algumas dúvidas volto a incomodar (rsrsrsrs)

    Deus abençoe os irmãos!

    Abraços

    ResponderExcluir