quinta-feira, 20 de março de 2014

A graça nos ensinos de Jesus


Por Mateus de Souza

Uma vez vi uma pessoa dizer que a salvação pela Graça apenas foi pregada por Paulo. Tal pessoa dizia que Jesus pregava a Lei, como era pregada nas Escrituras Hebraicas. E citou a passagem do Mancebo Rico para corroborar seu argumento. Utilizou apenas dos primeiros versículos para essa defesa.
"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo."Mateus 19:16-19"Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus."Mateus 19:20-24"Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível."Mateus 19:25-26


No primeiro instante parece que Jesus defendeu a ideia de salvação pela guarda dos mandamentos da Lei. Todavia, isto pode ser refutado, se analisarmos a passagem até o final da mesma.
A continuação:
Percebemos agora que o jovem dizia guardar os mandamentos, mas na verdade não os guardava, pois era avarento. Seu dinheiro era um "deus" pra ele, e assim desobedecia ao mandamento: "Não terás outros deuses diante de mim".
Até agora vimos que, no primeiro instante, Jesus disse que para ele entrar na Vida, deveria guardar os mandamentos. Vimos também que ele disse guardar, mas na verdade não os guardava.
Vamos para a terceira parte agora, que é a final, e veremos o desfecho.
Perguntaram ao Senhor quem poderia então se salvar. Por que ele não respondeu: "Aqueles que guardarem os mandamentos"? Porque o ser humano é incapaz de guardar todos os mandamentos e de ser salvo por eles. Após isso Jesus solta a máxima: "Aos homens isso é impossível", apenas confirmando a incapacidade humana. E depois diz: "Mas a Deus tudo é possível". Ou seja, para o ser humano salvar-se, Deus precisaria fazer alguma coisa, porque se dependesse do ser humano, nada seria feito. E Deus fez: deu seu Filho e Seu Sangue precioso para a remissão dos pecados de muitos.
Logo, concluímos que Jesus apenas disse no inicio que se deveria guardar os mandamentos para entrar na Vida para mostrar àquelas pessoas que isso é impossível. Após isso, mostrou-lhes a Graça, ao dizer que, embora seja impossível aos homens, mas para Deus é possível, e que Ele faria algo.
"Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para REMISSÃO dos pecados." - Mateus 26:28

Sobre o Autor: Mateus de Souza é cristão bereiano, calvinista por convicção, professor de música, violinista, membro da CCB, aluno do curso superior de Ciências Contábeis, autodidata em teologia e colaborador adjunto do blog Teologando.

4 comentários:

  1. Me anima MUITO ver que ainda temos irmãos na CCB, com um conhecimento e entendimento profundo assim!
    (Pena não ser da minha comum! Rsrsrs)

    Deus abençoe! Muito bom o artigo!!!

    ResponderExcluir
  2. O que realmente vem a ser A GRAÇA?!
    Já ouvi dizer que é a igreja, que é toda a obra que Jesus fez por nos, e etc...
    Mas oque REALMENTE é A GRAÇA?!

    Obrigada! Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, o blog é do irmão Douglas, e eu fui o autor deste texto. Meu nome é Mateus e me senti na obrigação de responder.
      A palavra "graça" significa favor imerecido, ou seja, graça são os benefícios que Deus dá ao ser humano sem ele merecer. Para entendermos a graça, precisamos partir de um raciocínio: TODAS as pessoas são pecadoras e merecem ser destruídas por Deus. E no entanto Deus dá o sol, a lua, a natureza e várias coisas para os homens sem eles merecerem. Este tipo de graça chamamos "graça comum".

      Contudo, O Novo Testamento nos fala de uma Graça espiritual que percorre até aos dias de hoje: Deus deu seu Filho para que morresse pelos nossos pecados, e nós não merecemos isto. Deus simplesmente deveria nos destruir, mas em vez disso ele entregou seu Filho sem nós merecermos. Por isso chamados GRAÇA. E para as pessoas "entrarem nesta Graça", isto é, neste favor que Deus nos proporciona, devem ter fé no Senhor Jesus e no que ele fez por nós.

      "Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus." Rm 5:2

      Deus abençoe.

      Excluir
  3. Se me perguntarem como eu encontrei este blog, eu diria: Não sei, e sinceramente eu não saberia explicar mesmo. A impressão que tenho, é de ter caído aqui de paraquedas, ou simplesmente este blog apareceu aqui na minha telinha como num passe de mágica.

    Mas, estou convencido que foram caminhos que Deus tomou, para que eu pudesse interagir com pessoas do mais alto nível do ponto de vista cristão e dotados de um conhecimento bíblico incomparável.

    Com muita alegria eu já lí todos os tópicos desse abençoado espaço, e em alguns eu ousei em comentar os assuntos neles abordados....confesso que estou maravilhado pela qualidade, pela seriedade e sobretudo pela sabedoria e conhecimento dos meus colegas.

    Sou extremamente grato ao meu querido e nobre Irmão Douglas, (dono deste blog) que me recebeu aqui com muito carinho e amabilidade.

    Não poderia deixar de registrar ainda, a minha admiração aos nobres irmãos colegas colaboradores. (ainda não conheço a todos)....Em especial, um abraço fraterno ao meu querido irmão que se identifica apenas por: "HP", sei que tens ministério...cooperador em uma congregação por aí, não sei aonde, e mesmo que soubesse não divulgaria nem por decreto presidencial.(risos)

    Um abraço fraternal a todos com A Paz de Deus.

    ResponderExcluir