sábado, 26 de julho de 2014

Há erros na Bíblia?


Por Douglas Pereira da Silva

Não! A Bíblia é a palavra de Deus, Deus não erra, portanto a Bíblia está completamente isenta de erros!

As Escrituras declaram enfaticamente que "é impossível que Deus minta" (Hebreus 6.18). Paulo fala do "Deus que não pode mentir" (Tito 1.2). Ele é um Deus que, mesmo que não sejamos fiéis, "permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (II Timóteo 2.13). Deus é a verdade (João 14.6) e assim também é a Palavra dele. Jesus disse ao Pai: "a tua Palavra é a verdade" (João 17.17). O salmista exclamou: "As tuas palavras são em tudo verdade" (Salmos 119.160).

Admitimos, porém, que existe algumas dificuldades na Bíblia, que muitas vezes requer do leitor conhecimento em História, Geografia, Ciências Naturais, Lingüística, Filosofia etc, a fim de que haja uma melhor compreensão da mensagem do texto sacro.

O próprio Senhor Jesus referiu-se ao Antigo Testamento, como sendo a Palavra de Deus que não pode falhar (João 10.35).

Paulo diz que toda Escritura é inspirada por Deus (II Timóteo 3.16).

Embora tenham sido homens aqueles que escreveram as mensagens, "nunca, jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (II Pedro 1.21).

O maior erro cometido na interpretação das Escrituras, é causado pelo próprio homem, pois se esquece de que somente os pergaminhos ORIGINAIS é isento de erros, e não qualquer cópia das Escrituras.

Quando os críticos descobrem um genuíno erro numa cópia (manuscrito) cometem outro erro fatal. Eles assumem que o erro se encontra também no texto original das Escrituras, no texto inspirado. Esquecem-se de que Deus proferiu o texto original das Escrituras, não as cópias. Portanto, somente o texto original é isento de erros. A inspiração não garante que toda cópia do original fique sem erros. Portanto, temos de levar em conta que pequenos erros podem ser encontrados em alguns manuscritos, que são cópias do texto original. Mas, de novo, como Agostinho de Hipona (354 - 430) com sabedoria observou, quando nos deparamos com um, assim chamado, "erro" na Bíblia, temos de admitir uma entre duas alternativas: ou o manuscrito não foi copiado corretamente, ou não entendemos as Escrituras direito. O que não podemos pressupor é que Deus tenha cometido um erro na inspiração do texto original.

Embora as atuais cópias das Escrituras sejam muito boas, elas também não estão isentas de erros. Por exemplo, II Reis 8.26 dá a idade de Acazias como sendo 22 anos, ao passo que II Crônicas 22.2 registra 42 anos. Este segundo número não pode estar correto, pois implicaria que Acazias fosse mais velho do que o seu pai. Obviamente, trata-se de um erro do copista, mas isso não altera a inerrância do original. Este erro, permanece ainda, nas versões ARC, BH, BJ e BJC, nas demais versões, os editores das Sociedades Bíblicas já corrigiram!

Devemos ser honestos e admitir esta dificuldade! Imagine você caro leitor, como era naquela época o trabalho de um copista; ora, toda tarefa era realizada de forma manual, com o próprio punho, pois a imprensa só foi inventada no século XV. Não havia estas grandes máquinas de impressão como vemos em uma gráfica de livros nos dias de hoje!

Seria muita ingenuidade de nossa parte, acreditar que os escribas não fossem capaz de cometer erros, em dados numéricos, nomes de cidades, nomes de personagens, localização geográfica, dados históricos, ainda que copiassem com todo o cuidado e zelo possíveis!

Algumas coisas temos de observar com respeito aos erros dos copistas. Em primeiro lugar, são erros feitos nas cópias, e não no original. Jamais alguém encontrou um original com um erro. Em segundo lugar, são erros de menor importância (com freqüência, em nomes e em números), que não afetam nenhuma doutrina da fé cristã. Em terceiro lugar, esses erros dos copistas são relativamente em pequeno número. Em quarto lugar, geralmente, pelo contexto ou por outro texto das Escrituras, podemos saber qual passagem incorre em erro. Por exemplo, no caso acima, a idade certa de Acazias é 22, e não 42, já que ele não poderia ser mais velho do que o seu pai.

A revelação de Deus dada ao homem - a Bíblia Sagrada - têm duplo propósito:

a) Cristológico: Revelar a pessoa de Cristo;

b) Soteriológico: Informar ao homem os meios providos por Deus, para a salvação de sua alma.

Portanto, quanto ao seu duplo propósito, as Escrituras que temos em mãos - que na verdade são cópias - são inerrantes, ou seja, não há erros em matéria de Fé; enquanto que em matéria de História, Geografia e dados numéricos, podem apresentar alguns equívocos e discordâncias.

Este simplório autor acredita, que as Escrituras são inerrantes de forma plenária somente nos ORIGINAIS, pois tudo o que temos hoje é: cópia, da cópia, da cópia, da cópia, da cópia...

Por isso é que existe a necessidade de possuirmos no minimo 6 diferentes versões e traduções da Bíblia Sagrada, para compararmos os textos a fim de extrairmos a correta interpretação e significado de uma passagem!

SOLA SCRIPTURA


Abreviaturas:

ARC - Almeida Revista Corrigida
BH - Bíblia Hebraica
BJ - Bíblia de Jerusalém
BJC - Bíblia Judaica Completa

15 comentários:

  1. Eduardo Arenas:
    Paz y Gracia(me perdoe pelo ruim portugues):
    Acontece que muitas das versoes antigas de Biblias sejam a ARc ou a RV, no seu tempo os tradutores tinham poucos papiros e manuscritos , hoje con as novas descobertas da arqueologia biblica, tem por exemplo 150 papiros e no tempo de Casiodoro de Reina e Cipriano de Valera, somente 1 ou 2....,tambem a traducao tem seu influencia, ja que a traducao literal e diferente da traducao dinamica...como conselho, ler muitas versoes , comparar e pesquisar, pois nao ha versao "revelada perfeita", ...somente os originais, mais assim e tudo, eu acredito como fala a ortodoxia: a Biblia(no seus manuscritos originais) é a inerrante, infalivel Palavra de Deus, inspirada a os escritores Biblicos pelo seu Espirito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido hermano Eduardo,

      Paz de Deus!

      Eu é que tenho que te agradecer por opinar neste humilde espaço e ainda, em Língua Portuguesa, que, diga-se de passagem, você escreve muito bem!

      Meu hermano, estou muito feliz e honrado com a sua participação, seu comentário enriqueceu ainda mais o tema deste artigo!

      Que Deus te abençoe por tão valiosas informação meu querido!

      Participe mais vezes, ainda tenho muito que aprender com o hermano, será sempre uma alegria e honra receber seus comentários!

      Um grande abraço, no amor de Deus!

      Excluir
    2. Eduardo:
      amen irmao Douglas, ainda que muitas vezes nao comento , pelo tempo e porque na mente tenho que pensar em portugues(rsrsrs, é meio dificil), para poder escrever, gosto muito do seu blog e dou meu parabens pelo entendimento, e peço que muitos possam ler e abrir os olhos fechados pelo errado entendimento de que "a letra mata"....

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Brother Douglas,

    Confesso que já defendi muito a Bíblia das "algumas dificuldades" que você expôs. Mas parei.

    Sabe porquê? Porque a Bíblia para mim tem uma função: Me apresentar, me explicar, me ajudar a compreender Jesus Cristo. E essa função ela faz com primazia.
    E ainda assim, a Bíblia apenas relata PARTE do que Cristo fez:

    "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém." João 21:25

    Sim, Jesus Cristo, o Evangelho é maior do que a Bíblia.

    Dizer isto parece que estou sendo herege, mas não. Estou apenas dizendo que Jesus cumpre a Bíblia, mas é maior do que a Bíblia. As páginas da Bíblia não restringem Jesus, mas me faz compreender Jesus.

    E uma vez que o Evangelho se implanta em nós, Cristo vive em nós. Ele reina sobre nós. Seus ensinamentos, seu modo de tratar ao próximo, seu amor pelo ser humano nos faz crescer Nele.

    Daí a Bíblia inteira se transforma numa leitura agradável pois em todos os momentos eu vejo com Jesus o que é e sem Jesus como era. Vejo que Ele tudo cumpriu, e os textos de 4 mil anos se tornam atuais, pois me vejo nos personagens no Velho Testamento como eu era antes de conhecer a Cristo!

    Daí eu não me atenho a idade de Acazias, as diferenças de genealogias de Jesus em Mateus e Lucas, e outros "pontos difíceis" (como alguns teólogos mais cuidadosos cuidam desses erros rsrs) nem vou na defesa dos originais, pelo simples motivo que não há como defender o que não existe mais.

    O que me importa é Aquele que É desde antes da fundação do mundo, e que por Ele tudo que existe, subsiste: Jesus.

    .
    É assim que creio. No Cristo que "muitas outras coisas fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem."


    Um abraço com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mano querido,

      Perfeito!

      Seu comentário - além de lúcido e sábio - agregou melhor valor e compreensão ao tópico, além de ampliar o meu limitadíssimo entendimento no assunto!

      Ah... quem nos dera ter mais HP's em nosso colégio ministerial na CCB; certamente teríamos uma organização mais sadia e prospera espiritualmente!

      Abraços na paz de Deus meu querido!

      Excluir
  4. Irmão Douglas, a Paz de Deus
    Como tem trechos na Bíblia que me despertam real curiosidade!!! . Um das partes mais polêmicas para mim está em 6 de Gênesis. Já li várias interpretações a respeito dessa parte , mas qual a verdadeira ? Lembro-me que certa vez , conversando com o Senhor em oração , que desejaria saber a verdadeira interpretação a respeito de muitos assuntos bíblicos de difícil interpretação , Ele me respondeu que se eu O buscasse me revelaria através do Espírito Santo. Eu creio que no comecinho de Genesis até cap. 6 , nesse "miolinho" está todo o segredo do que aconteceu depois que Deus formou Adão e Eva,onde Jesus Cristo veio para fazer justiça(Justiça de Deus). Entendendo , sabendo da verdade sobre Genesis , compreenderemos então Apocalipse. Por isso que eu creio que Apocalipse não deve ser desprezado ou negligenciado. Não acredito que ele já se cumpriu como muitos estão afirmando.Outro ponto muito interessante onde já li várias interpretações também Daniel cap. 2 verso 43. CRISTO deixou vários alertas sobre termos cuidados com "falsos " cristos , e tantas outras coisas enfim , a Bíblia nos alerta em todo o tempo sobre as "armadilhas" ,"manipulações" ,"mentiras" e "agendas" que há neste planeta . Por isso o Senhor Jesus disse : enviarei o meu Espírito que vos guiará em toda a Verdade! Vou parar por aqui , senão vai longe... rsss Tenho "um assunto" a respeito de tudo isso,que gostaria muito de comentar , mas ... não tem como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade minha querida irmã Sonia!

      Também fico completamente deslumbrado e empolgado com tantas passagens interessantes nas Escrituras!

      Indubitavelmente, a Bíblia Sagrada é fonte inesgotável de conhecimento!

      Um grande abraço minha irmã, com a paz de Deus!

      Excluir
  5. Jesus CRISTO veio justamente para nos libertar , nos tirar da "escravidão" que há neste planeta! Jesus Cristo é o unico Caminho que nos liberta do "sistema" "adaptado" a nossa genética( entende? ) implantado pelo príncipe das trevas neste mundo , não se esquecendo que embora esse principe tem poder , mas é limitado , pois tudo está sôbre o controle do Soberano , nosso Deus.

    ResponderExcluir
  6. "sistema" "adaptado" a nossa genética

    Inclusive tem um trecho bíblico que diz : A carne tem tendência , inclina para as coisas deste mundo...

    Me perdoa.Acabei saindo fora do assunto do tópico. Na minha opinião o problema está na interpretação . Podemos observar por exemplo , sôbre o N.T. quantas interpretações a respeito existem por ai? Calvinista , luterana , etc... Teorias e mais teorias, gerando debates sem fim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então irmã Sonia,

      A questão toda é que interpretação só existe UMA!

      As variações acontecem é na APLICAÇÃO, que podem ser várias, dependendo da necessidade do ouvinte!

      Um forte abraço, com a paz de Deus!

      Excluir
  7. Ah Douglas...

    Quem me dera ter 1% do amor e humildade que vc tem!

    A Igreja de Cristo precisa urgentemente de mais "Douglas"!
    E que Deus me conceda crescer nestes dons que Ele abundantemente te presenteou!

    Um abraço com carinho, meu mano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP querido,

      Louvo a Deus por sua vida, e pela oportunidade de aprender contigo as coisas do reino de Deus!

      Sempre me considerei um Timóteo e você, Paulo [risos]

      Abraços meu mano, te amo em Jesus Cristo!

      Excluir
  8. A graça e paz meu irmão Douglas! A respeito das variantes dos textos bíblicos. Dúvidas surgem e nos levam a buscar uma discussão para tentar voltar talvez o caminho que as variantes percorreram e se aproximar mais perto dos originais. Nos dias de hoje tanto com a grande imprensa quando com variantes faladas e não só impressa, isso não dificulta mais ainda os cristãos do nosso tempo fazer esse caminho de volta para chegarmos próximos dos originais?

    ResponderExcluir