sábado, 24 de maio de 2014

O batismo é necessário para salvação? O que é regeneração batismal?


Por Michael Houdmann

Regeneração batismal é a crença que uma pessoa tem que ser batizada para ser salva. Acreditamos que batismo é um passo de obediência importante para um Cristão, mas rejeitamos completamente a idéia de que batismo é necessário para salvação. Acreditamos fortemente que cada Cristão deve ser batizado por imersão em água. O batismo ilustra a identificação do Cristão com a morte, enterro e ressurreição de Cristo. Romanos 6:3-4 declara: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” A ação de ser imerso em água ilustra ser enterrado com Cristo. A ação de sair da água retrata a ressurreição de Cristo.

Qualquer coisa adicionada à fé em Jesus Cristo como sendo uma condição para salvação é uma salvação baseada em obras. Adicionar QUALQUER COISA ao Evangelho é dizer que a morte de Jesus na cruz não foi suficiente para comprar nossa salvação. Dizer que precisamos ser batizados para sermos salvos é dizer que precisamos adicionar nossas boas obras e obediência à morte de Cristo para que Sua morte seja suficiente para salvação. Apenas a morte de Cristo pagou pelos nossos pecados (Romanos 5:8; 2 Coríntios 5:21). O pagamento de Jesus pelos nossos pecados é debitado à nossa “conta” através de fé apenas (João 3:16; Atos 16:31; Efésios 2:8-9). Portanto, batismo é um passo importante de obediência depois de salvação, mas não pode ser uma condição para salvação.

Sim, há alguns versículos na Bíblia que aparentam indicar que batismo é uma condição necessária para salvação. No entanto, já que a Bíblia nos diz tão claramente que salvação é por fé apenas (João 3:16; Efésios 2:8-9; Tito 3:5), tem que existir uma interpretação diferente para essas passagens. A Bíblia não se contradiz. No tempos bíblicos, uma pessoa que se convertia de uma religião para outra era frequentemente batizada para identificar conversão. Batismo era o meio usado para tornar pública essa decisão. Aqueles que se recusavam a ser batizados estavam dizendo que não acreditavam realmente. Então, na mente dos apóstolos e discípulos primitivos, a idéia de um crente não-batizado era incomum. Quando uma pessoa clamava acreditar em Cristo, e ao mesmo tempo tinha vergonha de proclamar sua fé em público, isso era uma indicação de que não tinha fé verdadeira.

Se batismo é necessário para salvação, por que Paulo teria dito: "Dou graças {a Deus} porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio" (1 Coríntios 1:14)? Por que ele teria dito: "Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo" (1 Coríntios 1:17)? É verdade que nessa passagem Paulo está argumentando contra as divisões que atormentavam a igreja de Corinto. No entanto, como é que Paulo podia dizer: "Dou graças {a Deus} porque a nenhum de vós batizei" ou "Porque não me enviou Cristo para batizar", se batismo fosse necessário para salvação? Se batismo é necessário para salvação, Paulo estaria dizendo, em outra palavras: “Dou graças a Deus que você não é salvo…” e “Porque Cristo não me enviou para salvar...” Seria uma afirmação completamente ridícula para Paulo fazer. Além disso, quando Paulo descreve um esquema detalhado do que ele considera o Evangelho ser (1 Coríntios 15:1-8), por que ele não menciona batismo? Se o batismo é uma condição necessária para salvação, como é que qualquer apresentação do evangelho poderia deixar de mencioná-lo?

A regeneração batismal não é um conceito bíblico. O batismo não salva do pecado, mas de uma consciência ruim. Pedro ensinou claramente que o batismo não era um ato cerimonial de purificação física, mas um sinal de uma boa consciência diante de Deus. O batismo é o símbolo do que já aconteceu no coração e vida daquele que confiou em Cristo como Salvador (de acordo com Romanos 6:3-5; Gálatas 3:27; Colossenses 2:12). Para tornar a fonte de salvação completamente clara, Pedro adicionou: “mediante a ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:3). O batismo é um passo importante que todo Cristão deve seguir, mas não pode ser uma condição para salvação. Argumentar a favor disso é dizer que a morte e ressurreição de Cristo não foram suficientes.

"Pior ainda, é o ensinamento extra-Bíblico na denominação evangélica deste modesto blogueiro, dizendo que o batismo é necessário para o novo nascimento ou a regeneração. Mal sabem estes incautos, que tal conceito nasceu no paganismo; além do mais, estão contradizendo com esta heresia, o ponto de doutrina n° 5 constante na contra capa do hinário oficial da CCB." (Douglas Pereira da Silva)

2 comentários:

  1. Bem esclarecedor irmão Douglas, que Deus o abençoe, e venha a usar você e tantos outros para nos ensinar a verdade que a Palavra de Deus nos traz!!!
    Paz de Deus....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Cihh,

      Obrigado pelo incentivo, e por favor, continue conosco nos brindando com os seus cometários!

      Um efusivo abraço, com a paz de Deus!

      Excluir