quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Jesus é a chave Hermenêutica!


Por HP

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e elas mesmas são as que dão testemunho de mim;" (João 5.39)

Confesso que já defendi muito a Bíblia das "algumas dificuldades" que você expôs. Mas parei. 


Sabe porquê? Porque a Bíblia para mim tem uma função: Me apresentar, me explicar, me ajudar a compreender Jesus Cristo. E essa função ela faz com primazia.
E ainda assim, a Bíblia apenas relata PARTE do que Cristo fez:


"Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém." (João 21:25)

Sim, Jesus Cristo, o Evangelho é maior do que a Bíblia.
 
Dizer isto parece que estou sendo herege, mas não. Estou apenas dizendo que Jesus cumpre a Bíblia, mas é maior do que a Bíblia. As páginas da Bíblia não restringem Jesus, mas me faz compreender Jesus.

E uma vez que o Evangelho se implanta em nós, Cristo vive em nós. Ele reina sobre nós. Seus ensinamentos, seu modo de tratar ao próximo, seu amor pelo ser humano nos faz crescer Nele.

Daí a Bíblia inteira se transforma numa leitura agradável pois em todos os momentos eu vejo com Jesus o que é e sem Jesus como era. Vejo que Ele tudo cumpriu, e os textos de 4 mil anos se tornam atuais, pois me vejo nos personagens no Velho Testamento como eu era antes de conhecer a Cristo!

Daí eu não me atenho a idade de Acazias, as diferenças de genealogias de Jesus em Mateus e Lucas, e outros "pontos difíceis" (como alguns teólogos mais cuidadosos cuidam desses erros rsrs) nem vou na defesa dos originais, pelo simples motivo que não há como defender o que não existe mais.

O que me importa é Aquele que É desde antes da fundação do mundo, e que por Ele tudo que existe, subsiste: Jesus.

É assim que creio. No Cristo que "muitas outras coisas fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem."

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Douglas é um caro irmão na fé, pai paciente, esposo amoroso e filho respeitoso".
    O que vale mais, o testemunho ou a pessoa a qual o testemunho se refere?

    O testemunho tem sua importância, mas a pessoa é o que realmente importa.

    A Rainha de Sabá ouviu um testemunho sobre Salomão. Ao conhecê-lo viu que o testemunho era pequeno, tamanha majestade de Salomão.

    Se a Bíblia já me emociona ao testemunhar sobre Cristo, tenho certeza que quando O ver em glória, me emocionarei muito mais, pois tamanha é a GLÓRIA DO CORDEIRO que nada e nem ninguém consegue descrever ou até compreender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém HP,

      Estou aprendendo a forma simples de entender o Evangelho, apreciando os seus comentários.

      Muito obrigado mano querido!

      Um ósculo com carinho, na paz de Deus!

      Excluir
  4. Se a salvação dependender da correta interpretação bíblica, talvez ninguém seja salvo.A busca pela interpretação exata so serve para justificar a existência dos seminários e dos teólogos

    ResponderExcluir