domingo, 3 de abril de 2016

Os "pecadinhos" ou faltas


Por Mateus de Souza


Olá a todos. Faz mais de 6 meses que não publico nada em meu blog. Hoje queria escrever um texto baseado numa reflexão que fiz nas palavras de nosso Senhor.

Gostaria de começar com uma suposição. Imagine que Jesus estivesse fisicamente presente com você e outros irmãos. Imagine que Jesus esteja dando um sermão, e este é sobre o fim dos tempos. Imagine que depois de terminar esse sermão profético, Jesus agora alerte contra alguns pecados. Eu pergunto: Contra quais pecados Ele alertaria?

Muitos poderiam dizer: assassinato, imoralidade sexual, furto, idolatria... afinal, existe uma graduação de pecados que é feita de maneira errada. Muitos acabam fixando apenas em abster-se de alguns pecados e esquecem-se de outros. Embora, por exemplo, uma "simples" mentira e um homicídio tenham proporções e castigos diferentes, no entanto esses dois pecados se igualam numa coisa: ambos representam uma ofensa a Deus e os praticantes estão sujeitos à punição, mesmo que em proporção diferente, caso não se arrependam verdadeiramente.

Mas... sobre quais pecados Jesus alertou mesmo? Vamos para Lucas 21. Se vocês lerem o capítulo, verão que Cristo está falando da destruição do templo, de Jerusalém, dos terrores que as pessoas passariam, de desespero, destruição e ruína. Este sermão vai do versículo 5 ao versículo 33. E depois que nosso Senhor termina, adverte os seus discípulos com essas palavras:

"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia."(Lucas 21:34)

Perceberam? Cristo não alerta sobre imoralidade sexual, homicídio, furto, idolatria. Ele alerta sobre três pecados: glutonaria (gula), embriaguez e os cuidados exagerados desta vida.

Quem hoje em dia fala de glutonaria? Quem prega contra esse pecado? Eu confesso que em 20 anos na Igreja nunca vi algum pregador abordar esses pecados. Aliás, o que vejo muitas vezes são cristãos participando de rodízios de carne e pizza e fazendo apostas pra ver quem come mais. E normalmente o que come mais sai mal do local. Glutonaria é um pecado esquecido. A gula se tornou comum. Muita gente nem sabe que é pecado porque nunca ouviu falar, isso eu posso atestar. Muitas pessoas não sabem e muitas sabem mas negligenciam que a gula é tão grave como a bebedice.

O outro pecado é a embriaguez. É um pecado que, no geral, os cristãos sabem que é e no geral não fazem apostas para verem quem bebe mais. Inclusive muitos até vão ao extremo de considerarem um gole de álcool sendo pecado, sendo que o versículo fala contra a embriaguez. Entretanto, é "difícil" entender por que muitos pregam contra esse pecado porém esquecem da gula.

O terceiro pecado citado por Cristo é sobre os cuidados desta vida. Ora, é natural que procuremos trabalhar, crescer etc. No entanto, existe um risco nisso aí. Devemos saber ponderar bem para que não façamos deste mundo o nosso lar. Para que nosso tempo pra ler e meditar na Palavra, orar, visitar os enfermos e cuidar de nossa família existam. Para que os cuidados desta vida em trabalhos e estudos e outras coisas daqui da terra não façam que negligenciemos as atividades do Reino e a estar à espera da volta de nosso Redentor. Eu confesso ser difícil ouvir algum cristão ou ouvir alguma pregação que exorte sobre o cuidado exagerado das coisas desta vida.

Espero que este pequeno texto desperte os leitores a lembrarem-se dos "pecadinhos" que passam despercebidos e que acordem para uma vida de piedade e devoção mais firme e real.

3 comentários:

  1. A paz de Deus irmão Douglas,

    Estava procurando um topico mais apropriado para lhe perguntar, resovi fazer aqui espero que o o irmão não se incomede. A pergunta é possivel o irmão postar ou me enviar os topicos de ensinamento deste ano de 2016? Ouvi no youtube mais não é a mesma coisa quando temos em mão. Tenho uma boa parte dos ensinamentos porem este ainda não conseguir, se o irmão puder me ajudar ficaria grato. Deus o abençoe e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido irmão Ed Silva,

      Participei da leitura dos tópicos de ensinamento na CCB da Vila Yolanda/ Osasco, no entanto não os tenho em mãos para atender vossa necessidade, e por isso, peço o seu perdão!

      Sugiro procurar no Facebook, o perfil de nosso irmão e amado servo de Deus, Onicio Fabri - ele é um querido amigo e colaborador deste blog, muito antigo na CCB; creio que ele tenha algum exemplar dos tópicos deste ano, e consiga atender a sua necessidade.

      Pode dizer a ele que foi minha indicação!

      É uma alegria e grata satisfação receber a sua participação neste humilde espaço - Glórias a Deus por isso!

      Um grande abraço, e um ósculo santo com carinho na santa paz de Deus!

      Excluir
    2. Amem, agradeço pelo retorno. Tentarei contato com o irmão Onicio Fabri. E mais uma vez Deus o abençoe, um abraço fraternal...

      Excluir